Skip to content

Planning Poker

Short Tip: Técnica para estimativa de itens de um Backlog do Produto.

O que é?

É uma técnica utilizada por times ágeis para efetuar a estimativa dos itens de um Backlog do Produto, em geral user stories

Por que Aplicar?

Estimar adequadamente é uma capacidade fundamental no desenvolvimento de produtos. Isso permite aos times planejarem suas Sprints com maior segurança e traz maior confiabilidade ao tamanho estimado dos itens do Backlog.  

A técnica do Planning Poker é atualmente a mais popular junto a times Scrum e possui duas características importantes.

A primeira é permitir estimativas de forma independente pelos participantes. Ou seja, todos os participantes efetuam suas estimativas ao mesmo tempo, sem que a estimativa inicial de um participante influencie a do outro.

A segunda é que se trata de uma estimativa comparada, ou seja, os times trabalham com a estimativa de um item em relação a outro já estimado. Isso acaba facilitando a execução do processo e traz maior objetividade na discussão das estimativas. 

Como Aplicar?

O PIM-Go fornece o Canvas Planning Poker Wall para facilitar visualmente a execução do processo. Recomenda-se a adoção das seguintes etapas:

  1. Disponibilize o Canvas Planning Poker Wall vazio e selecione quais itens de Backlog (user stories) serão estimados na sessão;
  2.  Coletivamente escolha um item de Backlog que seja considerado muito simples e coloque-o na coluna “1”.
  3. Selecione o próximo item de Backlog a ser estimado. Neste momento, o Product Owner deve esclarecer eventuais dúvidas que exista sobre o requisito.
  4. O time faz uma votação simultânea sobre qual número que melhor reflete a estimativa daquele item quando comparado com outros já presentes no quadro.
  5. Havendo divergências entre os números apresentados pelos participantes, conduza uma discussão para entender o motivo das maiores e menores estimativas. Uma nova rodada é executada até que exista uma convergência de estimativas.
  6. Volte ao item 3 e repita o processo para todos os demais itens de Backlog selecionados.

Observações:

  • Podem ocorrer situações de épicos que foram selecionados para a estimativa. Neste caso, é necessário fragmentá-lo em itens de Backlog menores. Não sendo possível fazer esse procedimento durante a sessão, esse item deve ser colocado no quadro “infinito” (∞) para futuro refinamento.
  • Também é comum ocorrerem situações em que o próprio Product Owner não possui informações suficientes para clarificar determinado requisito. Neste caso, esse item deve ser deslocado para o quadro “?” para futuro refinamento.
  • O Canvas Planning Poker Wall pode ser utilizado em ferramentas digitais de whiteboard (ex. Miro ou Mural) ou impresso na parede (sessões presenciais).
  • Os valores resultantes dessas estimativas serão utilizadas pelo time durante a sessão de Planejamento da Sprint para avaliar os itens do Backlog que o time conseguirá executar na Sprint, bem como produzir, ao longo do tempo, uma perspectiva de velocidade do time com base nos itens concluídos na Sprint.

Templates

Informações Adicionais

  1. Passo-a-passo de uma sessão de Planning Poker tradicional: https://dionatanmoura.com/planning-poker-tutorial/