Skip to content

Backlog do Produto

Short Tip: É uma lista ordenada das funcionalidades requeridas para o produto.

O que é?

É uma lista ordenada de requisitos do produto. Assim como indicado no Scrum Guide, tudo o que será construído no produto deve estar de alguma forma representada no Backlog do Produto.

Assim, o backlog contém não somente requisitos funcionais (funcionalidades), mas também poderá conter itens a serem corrigidos, melhorias etc., ou seja, tudo que deve ser feito. Neste sentido, o Backlog do Produto nunca será concluído, exceto na hipótese do produto ser descontinuado ou de uma iniciativa com fim pré-determinado (projeto).

Por que Aplicar?

O uso de um Backlog do Produto como fonte única de requisitos, por um lado, facilita o processo de identificação pelo time do que deve ser feito e com qual prioridade. Contudo, caso não esteja associado a um Story Map, o Backlog do Produto pode se tornar confuso frente a sua extensão e falta de visibilidade quanto a interdependências e decomposição.

Como Aplicar?

O Backlog do Produto pode ser utilizado por múltiplos times, sendo construído um único Backlog por produto. Devem ser seguidos os seguintes passos:

  • A partir do Story Map (caso tenha sido elaborado) inclua no Backlog os Épicos e User Stories;
  • Ordene o Backlog conforme prioridade. Deve ser mantida consistência da priorização com o mapeamento das entregas (releases) indicadas no Story Map e no Roadmap;
  • Desmembre os Épicos que estão na parte superior do Backlog em itens menores, que devem caber dentro de uma Sprint ou Ciclo de desenvolvimento.

Uma boa prática recomendada por Mike Cohn e Roman Pichler é a utilização de Backlogs DEEP, acrônimo para Detalhado, Estimado, Emergente e Priorizado, que significam:

  • Detalhado (Apropriadamente): itens no topo do Backlog devem estar mais detalhados que os itens inferiores. Isso porque detalhar itens pouco prioritários pode significar perda de tempo em contextos de mudança.
  • Estimado: os itens devem estar estimados, já que essa estimativa é útil como uma ferramenta de planejamento. Não obstante, itens no topo do Backlog estarão mais precisamente detalhados que os na parte inferior. Os Developers são os responsáveis pela estimativa.
  • Emergente: o Backlog deve ser constantemente atualizado, de forma a refletir as mudanças que ocorrem na trajetória do produto.
  • Priorizado: O Backlog é ordenado do mais prioritário (parte superior) para o menos prioritário (parte inferior). A responsabilidade pela ordenação é exclusiva do Product Owner (PIM-Go® Ágil) ou do Líder da Iniciativa (PIM-Go® Híbrido), com suporte do Time de Desenvolvimento.

Informações Adicionais